Friday 3 February 2012

Please: LIVE, do not just survive!

O que eu poderia fazer p/ cada ser humano ler isso e refletir?
Não posso forçar ngm a nada, claro, nem quero... mas c/ td amor do meu coração, pelas pessoas c/ kem eu me importo e por td a humanidade msm... LEIAM esse texto, é muito sério!
Top five regrets of the dying, ou "Cinco maiores arrependimentos de quem está morrendo". E eu vou traduzir na sequência... e divulgar, é o mínimo q eu posso fazer p/ espalhar isso, pq eu tb penso assim... A VIDA É UMA DÁDIVA, E É ÚNICA!

Qual seria seu maior arrependimento se hoje fosse o último dia da sua vida?

Uma enfermeira gravou os 5 maiores arrependimentos de quem estava morrendo. Fotografia: Montgomery Martin / Alamy
Não houve menção de mais sexo ou pular de bungee jump. Uma enfermeira que acompanhou pessoas em seus últimos dias de vida revelou os arrependimentos mais comuns que temos ao final das nossas vidas. E entre os principais, dos homens em particular, está "gostaria de não ter trabalhado tanto".

Bronnie Ware é uma enfermeira australiana que passou muitos anos trabalhando com cuidado paliativo, cuidando de pacientes em suas últimas 12 semanas de vida. Ela registrou suas epifanias da morte num blog chamado "Inspiration and Chai", que atraiu tanta atenção que ela pôs suas observações em um livro chamado "The Top Five Regrets of the Dying".

Ware escreve sobre a fenomenal clareza de visão que as pessoas ganham ao fim da vida, e como nós deveríamos aprender com a sabedoria deles. "Quando perguntados sobre quais arrependimentos eles tinham ou qualquer coisa que eles fariam diferente", ela diz, "temas comuns surgiam vez após vez."

Aqui estão os cinco maiores arrependimentos, conforme testemunhados pela enfermeira:

1. Eu queria ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira à mim mesmo, não a vida que os outros esperavam de mim.
Este foi o arrependimento mais comum de todos. Quando as pessoas percebem que a vida está quase acabando e olham para trás claramente, é fácil ver quantos sonhos ficaram sem realização. Muitas pessoas não cumpriram nem metade dos seus sonhos e tiveram que morrer sabendo que foi por causa de escolhas que fizeram, ou não fizeram. A saúde traz uma liberdade que muito poucos se dão conta, até que já não a têm mais.

2. Gostaria de não ter trabalhado tanto.
Isso veio de todos os pacientes homens que eu atendi. Eles sentiam falta da infância de seus filhos e da companhia de suas parceiras. Mulheres também falaram disso, mas como a maioria era de uma geração mais velha, muitas das pacientes mulheres não haviam sido as provisoras de seus lares. Todos os homens de quem cuidei se arrependiam profundamente de ter gasto tanto de suas vidas na "correria" de uma existência trabalhista.

3. Queria ter tido coragem de expressar meus sentimentos.
Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos para manter a paz com os outros. Como um resultado, eles se acomodaram em uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eles seriam realmente capazes de ter se tornado. Muitos desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ressentimento que eles carregaram.

4. Gostaria de ter mantido contato com meus amigos.
Frequentemente eles não se davam conta realmente dos benefícios de amizades antigas até as suas semanas finais, e nem sempre era possível encontrá-los. Muitos haviam se envolvido tanto em suas vidas que eles haviam deixado amizades de ouro escapar ao longo dos anos. Havia muitos remorsos intensos por não ter dedicado o tempo e o esforço que as amizades mereciam. Todo mundo sente falta dos amigos quando está morrendo.

5. Eu queria ter me permitido ser mais feliz.
Inesperadamente, esse foi comum. Muitos não haviam percebido até o final que felicidade é uma escolha. Eles haviam ficado presos em padrões e hábitos velhos. O chamado "conforto" da familiaridade transbordou em suas emoções, bem como em suas vidas físicas. O medo da mudança os fez fingir para os outros - e para eles mesmos - que eles estavam contentes, quando lá no fundo, eles desejavam rir "de verdade" e ter bobagens em suas vidas de novo.

Qual é o seu maior arrependimento até agora, e o que você vai buscar alcançar ou mudar antes de você morrer?


 - E eu penso... a gente pode nem ter tempo, então, melhor parar de desperdiçar esse mesmo precioso tempo AGORA, e ir viver de verdade! Antes que seja tarde d+...
Think about it...

*ATUALIZANDO*
Tem um vídeo recente falando exatamente disso! Veja aqui!


 * Este post eu dedico a todos q passaram pela minha cabeça enquanto eu tava escrevendo... meus amigos, parentes, família (marido), minha banda Almost Underground... AMO TDS VCS! *

6 comments:

  1. O problema é que muitos acham que podem deixar essas coisas pra depois. Depois que ganhar dinheiro suficiente, depois que se aposentar... E quando o depois não chega nunca né? :-(

    ReplyDelete
  2. é... ou outros "depois" chegam antes desses e td o plano vai por água abaixo! é, isso assusta, preocupa, e mais do q nunca faz akela frase "Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã." (Gandhi)

    ReplyDelete
  3. Muito bom Ana, vou divulgar tbm e tomar para mim algumas coisas aqui escritas, com certeza aqui estão as definições de "viver verdadeiramente" e não sobreviver a este mundo!!! super legal esse post...bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. bem isso tb, me tocou bastante! por isso q divulguei... pq olha, isso faz diferença msm na forma d viver! =D
      fica à vontade! hehe
      e seja bem vinda... hehe
      bjão!

      Delete
  4. Eu queria ter me permitido ser feliz.. Ainda ha tempo ne? adorei o post Ana, como sempre vc é d+

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu acho q SEMPRE dá tempo, enquanto houver vida!
      esses que deram depoimentos estavam literalmente à beira da morte e sabiam disso, tiveram tempo de refletir... nós já não sabemos o dia d amanhã, podemos não ter o tempo de pensar, mas oq não dá é p/ viver se arrependendo e se frustrando! =S

      td oq pudermos fazer p/ nos lembrar de viver e conscientizar quem a gnt ama é válido! =D

      Delete