Wednesday 6 February 2013

Communication Skills

Aprendi a ler com 5 anos, praticamente sozinha. Na 1ª série, em escola pública, foi um desperdício, eu mais assisti os outros alunos aprenderndo a ler, aos 7 anos, pq eu já sabia. Eu devorava os livrinhos q minha mãe comprava pra mim, tinha até uma coleção chamada "Mico Maneco", alguém conhece? Eu tive praticamente todos... E fui aprendendo a escrever por perguntar letras e vendo as palavras nos livrinhos, eu queria escrever as minhas próprias... tb, aos 5 anos.

Dp fui p/ uma escola particupar, e eu lia tanto que ganhei um certificado de leitura da biblioteca da escola, por ter lido 53 livros em 1 semestre (!) - juro q ainda tenho, um dia eu prometo escanear e por aqui nesse post... (me cobrem, hein!? hehe)

Aí na escola eles começaram a pedir 1 livro p/ ler por bimestre, e teria prova sobre o livro... lembro que a maioria era mto chato, só gostei realmente de 2, que não sei onde estão, mas comprei em sebo e reli várias vezes dp, um é o "Meu Pé de Laranja Lima" (sério mesmo! hehe) e o outro é o "Uma História de Amor"  (seríssimo! haha). Desde criança e já era chegada nos dramas... hahahaha

Não sei como ou quando, eu passei a ODIAR leitura, sério mesmo. Não sei se foi por causa dos chatos que a escola pedia, ou pela pressão p/ ler a bíblia, não sei. Só sei que eu passei pela faculdade inteira sem gostar de ler, pagando kilos de xerox, mas lia mto na má vontade, e ainda queriam que eu lesse 3x, grifando, anotando... o escambau! Era resumindo já na primeira! E sempre tirava boas notas, mesmo assim... Ou ia direto pra discussão sem ter lido, e contribuia tanto quanto ou até mais que quen tinha lido. Mas odiando ler (e acabei não me formando, mas acho q não tem nad a ver c/ isso... hehehe). Ai, e ainda teve a lista de livros pro vestibular, q era de morrer de tédio!!!! =S

E me tornei professora até antes da faculdade! Imagina o quanto fui incompreendida por não gostar de ler?! O que, professora, estudante de nível superior que NÃO GOSTA DE LER!? COMOASSIM!? Poxa, em tempos modernos, ninguém podia entender que meu padrão de aprendizado era diferente?! Já explico:

Eu não sou visual como a maioria das pessoas, que precisam anotar td, grifar... eu tinha que ouvir. E conversar sobre! Só na faculdade que fui constatar isso sobre mim... E vim a perceber o quanto as pessoas são fechadas p/ td q é diferente, né, principalmente quando se trata de situações q exigem padrões, como sala de aula... Ainda pra "piorar", eu não sei pqmas eu sou daquelas que começa a ler pelo fim... heheheheh

Acabei descobrindo que um jeito bom pra eu ler era com estímulos variados, como ouvindo música, vendo tv, andando na rua... e funciona! Se eu TINHA que ler, era assim, senão, no silêncio absoluto, estava eu lá, divagando por horas no mesmo parágrafo até me dar conta que eu já tinha visto aquilo antes, em algum lugar... =P

Ou o livro tinha que ter uma linguagem muito cativante e um assunto muito interessante, e aí eu tb grudava nele até terminar! E dependia do momento tb, pq uma vez eu ganhei "O Caçador de Pipas" de uma amiga que tinha gostado muito, comecei a ler e sim, gostei, mas... sei lá, não deu aquela "química", e logo larguei e ficou onde deixei (a mesma coisa que aconteceu com o "A Cabana" que comecei ano passado... hehe). Até q 2 anos depois, numa das 246735 mudanças q eu fiz, eu encontrei o livro e simplesmente não larguei mais. 3 dias direto praticamente! haha...

Agora... refletindo muito... eu percebi que eu não odeio ler... eu sou capaz de passar horas na internet fuçando, wikipedia, google, sites de assuntos diversos, vou de artigos pra notícias, páginas científicas e até de fofoca, se for relevante... eu leio tudo e de tudo que tiver no meio do meu interesse, que, podemos dizer que é muito vasto... hehe (ou às vezes muito focado, mas como a minha cabeça não para, td oq passa no meio ou tem a ver c/ o assunto em questão merece uma lida... hehe)

Eu estudo preparando aulas, conversando c/ alguém, postando no blog, assistindo filme, ou simplesmente p/ me informar melhor dp d ver ou ouvir sobre algo, só p/ eu não ficar boiando... hehe Se duvidar, até p/ clarear meus pensamentos qto ao uso de uma expressão ou uma informação que me falta!

Afinal, isso não pode ser considerado leitura?! Se sim, então eu AMO ler, só não sou mto fã... de livros! =/ sorry... Nada contra, simplesmente eles não me cativam tanto qto a linda e fofa internet! hahahaha Acho que a questão aqui é que eu posso fazer várias coisas ao mesmo tempo, que um livro meio que exige sua absorção ali, no papel, folheando... E minha mente hiperativa definitivamente não me permite fazer isso!

Esses dias aliás, tava eu na fisioterapia e eu vi uma revista (coisa q tb não me apetece mto...) e p/ piorar era a Veja, que eu não curto mais faz um bom tempo pq ela anda mto... ruim, enfim. Mas tinha uma reportagem na capa que me interessou "deveras"... hahahah e eu até pedi p/ levar e continuar lendo em casa! (nem vou postar o link aqui - pq claro q eu já achei na internet tb! - p/ não criar polêmica, vai... heheheh)


O mais engraçado é ver a surpresa das pessoas qdo eu digo q não gosto de ler. Bem, vou mudar d agora em diante, vou dizer que não gosto de livros, mas de ler, sim! hehe... Acho q é por eu ser tão... prolixa! ehehe E já fui mto mais terrorista qto à gramática, hj só dando aula q eu pego no pé...

Só q eu tenho mta facilidade com comunicação, sempre tive, c/ outros idiomas, com pronúncia, desde criança eu já falava certinho, sempre fui bem em redação, não esqueci as regras de ortografia (até os fiidavaca mudarem td, né... XP), cuido mto c/ repetição de palavras e tds esses detalhes... Mas aqui no blog eu desleixo mesmo, não abro mão d usar emoticons, expressões idiomáticas (mesmo sendo meio contra modismos, eu sou professora então tenho q me manter atualizada, né?! hehe), abreviações e afins... E não me incomoda mais tanto em deixar passar um errinho d digitação ou outro, mas c/ concordância às vezes eu surto... heheh (vira e mexe eu volto a revisar meus posts e corrijo alguns detalhes... hehehe).

Eu sei q ter lido mto na infância me ajudou a adquirir muito vocábulário e minha facilidade de usar, ou pelo menos só confirmou a tagarela q eu sempre fui... hehe E é disso que eu gosto tanto em manter um blog, p/ usar uma linguagem mais informal mesmo, do jeito que eu falo (tanto q lendo dá p/ me imaginar falando, né... hehe), o mais natural possível! Claro q desde que comecei, eu mudei um pouco o estilo aqui, dei uma refinada, até mesmo p/ facilitar na compreensão de todos...

E é por isso que eu espero que mais pessoas se encontrem no q eu escrevo, pq eu gosto de falar de tudo e não vou sossegar até eu pesquisar mais sobre algo q eu não sei, mesmo q não seja tão relevante, mas pelo simples fato d eu ser uma curiosa nata... hehe E não tenham preconceito cmg pq eu não gosto de livros, tá, PFVR! hahahahah eu leio até demais, se for ver bem!... ;) P/ mim, td conta, até blog, claro!!! =D

Enfim. Acho q me encontrei como leitora e escritora, por enquanto, esse é meu perfil! hehe
E chega q já escrevi d+... hahahah
Pexos.



.

2 comments:

  1. Anaaaaaa!

    Ai ai ai não gosta de ler! Brincadeira :-)

    Eu acho a leitura fundamental, mas como vc mesma disse, leitura não se resume a livros né? :-)

    Bjoo

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahahahah foi bem em vc q eu pensei!
      e vê, eu amo seu blog tb, não perco um post, inclusive os de livros, pq eu curto sempre uma boa história... juro que se vc algum dia escrever um livro, eu vou comprar e ler inteirinho numa sentada, pq o jeito q vc escreve é um dos q me cativa, viu?! ;) hehe

      concordo c/ vc plenamente, percebo o qto a leitura faz diferença na vida das pessoas, o qto abre nossa mente p/ outras perspectivas... tanto q sempre incentivo meus alunos a lerem, seja o que for! heheh

      bjão!!!

      Delete