Friday 13 July 2012

LONG LIFE TO ROCK N' ROLL!

Wow... to literalmente faz meia hora pensando em como começar esse post, procurando fotos...
Mas enfim, hoje é o Dia Mundial do Rock, e pelos 2 últimos posts (esse, esse e td esse blog!), já deu pra perceber o qto a música e principalmente o rock em si é importante na minha vida, né?! ehheh


Enfim, vamos começar pela origem, o que é o Rock, segundo a Wiki.
Note que Rock and Roll já é uma coisa e Rock, sozinho, já é um pouco diferente. Veja que até o Pop vem do Rock and Roll! (Owns ya! hehe) E repara na liiiiiista de derivados e subgêneros!
Agora, e o Metal?! Mas é claro que veio logo na sequência, então se comemoramos o Rock, o Metal tb está junto! E praticamente tds os subgêneros do Rock existem tb no formato Metal...
Varia tanto q é difícil definir!

Agora, o que é isso tudo pra mim? (atenção, o conteúdo a seguir contém linguagem com teor altamente musical! hehe)
Como já disse, ouço Rock/Metal/whathaveyou desde bem pequena mesmo. E ali já aprendi a apreciar riffs de guitarra bem marcados, distorções, baixos bem graves, baterias bem elaboradas, bumbos duplos... som pesado! (ou "barulho", como minha mãe e d muita gente por aí, chamava!)
Letras mais revoltadas, visual mais dark, caveiras, correntes, coturnos, camisetas rasgadas de bandas, cabelão solto, alguns clipes até bregas (anos 80, é o Glam!)...
Era tão bom de ouvir e ver aquilo tudo junto, combinava tanto comigo já... Parecia que aquilo tudo tinha sido feito pra mim, não sei, não conseguiria me imaginar hoje sem o Rock!

E por eu ser mto nova, eu ouvia só oq a minha irmã ouvia... não ia mto atrás. Ao longo da vida tb, nunca tive mto incentivo pra estudar ou gostar de música, mto menos Rock... aí acabei me aprofundando no que eu já tinha contato, e acabei ficando bem alienada de mta coisa por aí, sim, shame on my, I know... Mas eu to correndo atrás do tempo perdido, e posso dizer q devo mto ao Guitar Hero e Rock Band por isso! hahah sério mesmo... video game é cultura e conhecimento puro, tem como não gostar?! heheheheh

Já q eu gosto de música em geral, eu até curto um pouco de outros estilos (que sejam musicalmente relevantes, desculpae, coisa bem feita, completa, não algo que eu, com sono, saberia fazer fuçando em programinha de amador... #humilhei), com letra que diga alguma coisa, que vc sente que quem escreveu, passou por algo e está tentando passar uma mensagem.

Gênios da guitarra, são muitos... existem ranking de tds os tipos por aí, e sempre vai ter controvérsias... os melhores e mais marcantes riffs de todos os tempos é uma das minhas listas favoritas! Os melhores baixistas são ainda mais raros de encontrar, pq o baixo não é um instrumento que aparece tanto qto a guitarra, então é ainda mais difícil de se destacar! Bateristas, vocalistas - com scream ou sem scream, compositores, escritores, produtores... Todos tem que se preparar mto p/ chegar onde estão, e mts dos melhores surgiram em épocas sem muitos recursos de estúdio e sem internet p/ ajudar na divulgação... e não dava p/ piratear LP!!! Muitos rockers estudam música erudita, saber ler e escrever partituras, estudam história, arte, vão a fundo p/ aprimorar não só técnica, mas pra ser um músico melhor e mais completo, tem que aprender a respeitar e entender como tudo começou!

Pra fazer Rock de verdade, tem que estudar, praticar... não é só comprar um instrumento, se vestir de preto, fazer umas caretas e pronto, "sô roqueiro!"
Exemplo 1: aguente se puder...
Exemplo 2:
vergonha alheia é pouco...
Pode ser o maior clichezão do mundo, mas Rock sim, é uma atitude, um estilo de vida meeeeessmo! E muito se engana quem diz que rockers são todos drogados, violentos, revoltados (isso eu acho que tds são sim, em maior ou menor grau... hehe), satanistas... existem exemplos, sim, dos que muito jovens morreram de overdose, ou foram assassinados, ou se suicidaram...
Não que tenha uma explicação exata, mas até dá p/ fazer uma analise... quando vc escreve e compõe músicas, isso tem que vir do que vc vê do mundo e vive d verdade, senão fica sem sentido. Acaba q vc para p/ pensar em mta coisa e se dá conta q não há mto oq fazer, e q a música é a melhor arma q vc tem p/ quem sabe, alertar as outras pessoas, mas que no final das contas td depende da atitude de td mundo...
Essa sensação de impotência e desespero, junto com pessoas sem muita estrutura (vamo combinar, quem tem coragem de se assumir músico de verdade é pq já aprendeu que a vida é difícil e q tem q lutar...) que acabam usando drogas (+ álcool) p/ tentar lidar c/ isso td e a aparência linda e enganosa da fama... É uma mistura perigosa... Mas isso não anula o talento e a contribuição cultural, musical e histórica de todos os que já passaram pelo Rock e ainda permanecem!

E Rockers de verdade tomam atitudes, agem, não ficam só fumando, se vestindo de caveira e quebrando guitarras. Maior prova? A origem do Dia Mundial do Rock. Sim, é MUNDIAL!
Tudo começou com um cara mto visionário chamado Bob Geldof (tá td na wiki tb), que nunca foi mto famoso na verdade, mas nunca conseguiu deixar d tentar fazer algo p/ ajudar o mundo, já q ele tinha contato com mtos nomes de peso no Rock mundial (e tem gente q ainda consegue criticar o Bono... losers!)...
Quando ele viu que a fome na Etiópia tava tomando proporções absurdas, ele tinha q fazer alguma coisa... e no dia 13 de julho de 85 - 27 anos atrás - aconteceu o evento Live Aid, com bandas e cantores em alta (e pelo que percebi, hj são tds considerados clássicos de respeito, mesmo os que já não estão mais na ativa!), e com o propósito de chamar a atenção do mundo pra essa questão! Eu que nascei nesse mesmo ano posso dizer que passei minha infância toda ouvindo falar no assunto da miséria na África... Acho que deu certo, né?

Chega até a ser lindo, né? hehe
Mas e as drogas, e as caveiras, e os satanistas?! Ah, vá... nem falo nada!
Tá certo que nem todos nesse evento eram do Rock, mas lembra oq eu falei? O Pop veio de onde mesmo!?... hehe

Hoje o Bono também está envolvido até a alma numa organização chamada One, em que ele é um dos fundadores, e leva as causas defendidas em todos os shows do U2, em todas as visitas que ele faz aos governantes dos países (tendo show lá ou não). Eu sempre recebo emails da One com causas pra eu participar. Como? Simplesmente assinando baixo-assinados, discutindo e compartilhando. Pode não parecer nada, mas é oq a One pede, apenas a nossa voz. Melhor que ignorar tudo e dizer q não tem nada q vc possa fazer. Uma organização com esse tamanho, com gente de peso, com fama e grana, disposta a juntar o povo do mundo todo e levar nossos nomes pra gente que só eles tem acesso... bem, eu nem consigo imaginar o quão sem limites isso pode ser! A One já conta com 3 milhões de pessoas (como eu!) participando... mas p/ um mundo com 7 bilhões de pessoas... Puxa! Reclamar e criticar parece realmente mais fácil!

Além disso td, posso dizer c/ mto orgulho q sou uma rocker casada com um marido rocker... nos chame de metaleiros, se quiser! heheheheh não abraço o estilo do visual pq... eu não sigo estilo nenhum, 100%... heheheh dá mto trabalho... mas como ser rocker não é só isso... e minha vida ta aki p/ provar! E não tem coisa melhor q ouvir - e cantar junto! - um belo metal p/ relaxar os nervos, principalmente no trânsito! heheheh

Temos nossa banda, produzimos nossas músicas! E não passa um dia em q nosso EP não toca em casa, ou as bandas q nos inspiram...

Boa música dá pra curtir, independentemente de nomes, instrumentos musicais famosos, ou mto menos rostinhos (e corpos) bonitos, né... fala sério! E não precisa seguir o estilo, mas agora já dá p/ respeitar e ouvir Rock - e Metal! - com outros ouvidos... e outros olhos!
Se bem que o Dia do Rock cair bem numa sexta-feira 13... é massa, hein! hauheuhauhe Afinal, o lado obscuro d ser rocker faz parte da nossa diversão, vai! hehe

Aqui vai o meu respeito a todos os que contribuíram com o Rock, com o Metal, seja da forma que for, e a tds os q sabem apreciar essa música tão completa, rica, vasta e com tantas ramificações! São muitas bandas, muitos músicos, eventos, símbolos, significados, marcos, resultados, conquistas... é um legado tão extenso, que não dá p/ enumerar ou citar nomes... Concordam?!
(droga, demorei p/ conseguir começar, agora não sei como terminar! heheh)

Bem, espero comentários do q o Rock representa p/ vcs!
E...

ROCK OUT LOUD! CRANK THAT VOLUME UP!!!!!!!!!

No comments:

Post a Comment