Tuesday 23 August 2011

Tristeza, depressão, frustração, etc.

hj andando na rua, uma moça passou por mim... aos prantos!
não parecia uma adolescente... (não q choro d adolescente não mereça respeito, tá?!)
mas foi triste d ver... tb pq eu já chorei na rua! #oqfazer? é... nada!

sabe akela tristeza, pelo motivo q for, q não dá p/ segurar, não tem p/ onde correr p/ se esconder ou se acolher... e enqto anda, se desaba! pq ficar parada tb não dá, chama mto + atenção, né?
se bem q eu já fui p/ uma praça meio isoladinha...
mas seja por briga, decepção, cansaço... kem nunca sentiu q fosse explodir se não chorasse?!

agora, isso não é depressão, né? ou é?!
achei este site, q é um poukinho confuso, mas traz coisas bem interessantes... por exemplo, nem sempre chorar à toa é sintoma d depressão! a dificuldade d chorar tb pode ser!
aliás, nesse assunto o google tá bem servido...
mas oq importa é q quem tem depressão não pode ser visto como alguém "mimado" (ou como "emo", como já ouvi!), mas deve ser ouvido e apoiado! (oq tb não significa "passar a mão na cabeça"...)


e pq eu to falando disso?
bem, pq ando pensando mto em futuro, frustração agora x frustração depois... tenho visto mta coisa, tentando mtas outras e sentindo mto desânimo, aí to me informando à respeito...
e como tenho mts casos d depressão na família (é genético tb!), é bom eu ficar atenta, né?
falando nisso, só dp da faculdade q eu fui analisando e descobri q eram casos d depressão sim, q antes eram apenas tidos como "pessoa amarga", "infeliz"... mas nunca ninguém fez nada nem deu mto valor!
aí temos q pensar q mts condições físicas podem até ser somatizações!
oq é isso? qdo a pessoa desenvolve algum tipo de doença, dor, etc, por motivos psicológicos ou emocionais.
e é sério, pq aí a pessoa perde o controle sobre os próprios sentimentos, e eles passam a literalmente afetar a saúde física, mais difícil d controlar, né? assim, ela vai precisar - e mto! - do apoio d tds os q se importem c/ ela, q demonstrem amor, motivação...

às vezes eu percebo q penso mto, q minha cabeça vai longe d+... e parece q eu consigo me levar longe, e acabo ficando mal sozinha, por conta própria! por isso é tão importante fazer algo agradável c/ frequencia, estar c/ as pessoas queridas, e q elas saibam disso, p/ ajudar a pessoa a não ficar se preocupando, pensando, mas sim, tendo idéias produtivas, fazendo atividades q façam essa pessoa se sentir útil!

é muito fácil criticar alguém q não se envolve, mas é importante ver PQ ela não consegue se envolver e tentar entender a forma como ela se sente, não é pq ela ker simplesmente... td é fruto do q a pessoa viveu, e como ela lida c/ isso pode não ser "o certo", a melhor maneira, a maneira como eu ou vc faria... mas se cansar dela só faz a pessoa se sentir ainda pior! pode ser chato, mas às vezes td q ela precisa é saber q tem alguém que a ouve, a vê, percebe q ela existe! o pior é q ela pode até se sentir culpada pelos pensamentos e sentimentos q tem, afinal, sempre tem akela mentalidade d "tem tanta gente aí c/ problemas d verdade, pára d querer chamar atenção..." aí só complica +! pois os pensamentos suicidas podem ganhar força, pq a pessoa não vai + querer "ocupar espaço", ou dar trabalho, e como não consegue se livrar dos pensamentos q a assombram...

a depressão pode ainda ser encarada como algo q não existe, fantasioso, "frescura"... mas a ciência tem até medicamentos p/ ela e a psicologia a considera "doença mental"! (não é deficiência, isso é ooooutra coisa...)
sério, né?

sentimentos são complicados, né gnt? mas é só se colocar no lugar da pessoa... pensa q vc tb pode ter um momento ruim, ou tb ter coisas q não consegue lidar e só precisa d um pouco d COMPREENSÃO e AMIZADE!

more PEACE & LOVE, people!
God bless us all!

No comments:

Post a Comment