Saturday 15 October 2011

"Happy" Teachers Day?!

outubro... mês das crianças, do câncer de mama, dos professores, do halloween... bem cheio, né?

eu já estava há um tempo querendo escrever sobre um tema, mas como hj é dia dos profes (PARABÉNS P/ NÓS, né?! ¬¬), vou juntar td num só!

BURNOUT (não é o jogo, viu!?...)


já ouviu falar?
burnout "significa queimar por completo", e é um estado de tensão emocional e físico, um estresse crônico... é um distúrbio psíquico (considerado doença por alguns), e de caráter depressivo.  tb é conhecida como "síndrome do esgotamento profissional"... mas como ainda está sendo estudada, encontrei informações contrárias... mas enfim...

os sintomas são vários (garanto q td mundo q trabalha tem pelo menos um!), coisas como agressividade, desânimo generalizado, isolamento, irritabilidade, alterações de humor, baixa auto estima, dificuldades com concentração e memória, etc etc e etc...

fui procurar na minha qrida wiki, e qual num foi minha surpresa, a síndrome é principalmente comum entre professores e enfermeiros! e tem mais no site do Dráuzio Varela e no efetividade.net

os professores tem e MTO motivo p/ ficarem assim! na wiki eles trazem uma lista que vem d uma pesquisa... nos USA, claro! mas aqui (pelo menos segundo a minha experiência própria e observação de casos - hm, q linguagem acadêmica, fessora! hehe) eu tb acho q é a mesma, só q em ordem diferente... hehe então lá vai a minha listinha! hehe

1. falta de reconhecimento e valorização - em todos os aspectos (financeira, condições de trabalho, etc)
2. carga de trabalho excessiva (e não condizente com a remuneração, afinal, professor ensina pq ama, mas tb precisa se sentir tranquilo q tanto esforço vai compensar na hora d pagar as contas!)
3. falta de oportunidade de crescer na carreira (ver os alunos ficando velhos e indo "p/ frente" e o professor continua lá, na mesma vida...)
4. a postura adotada por administradores e supervisores nas escolas quanto à disciplina dos alunos e à estrutura de funcionamento da instituição
5. os alunos, claro, pq eles estão cada vez mais difíceis de lidar! (e é td culpa dos pais!? hehe)

é, né fácil não! oq será q acontece, né? e nem me venham falar em bullying, q isso é assunto p/ outro post... concordo q existe, mas tão fazendo uma tempestade num copo d'água e ngm tá realmente fazendo alguma coisa...


e fica aí p/ refletir... eu já to pensando nisso faz um tempo (tenho tido mts dos sintomas!)...
agora, oq dá p/ fazer, né?! bjs, pupilos! q hj a teacher aki tá mto inspirada não...

P.S.: tá chegando o 2º single do Almost Underground! ebaaa!

No comments:

Post a Comment