Wednesday 7 March 2012

Recyclable FOOD?!

Tá, tá... eu sei q to devendo o último post das filhotes! Calma... ainda não consegui, pq vai ser mais um longo! Mas tá nos planos, guentae!

Por enquanto, eu tenho q falar d uma q aconteceu... hoje. hehe
Pensei nisso fazendo arroz pro almoço, q a gente aki em casa tem o dom de reaproveitar comida e fazer algo novo... na maioria das vezes dá certo! Mas claro q teve akelas q não deu... (e geralmente não era minha a ideia! heheheh)
E assim, faz um tempo, sei lá, mais de 1 mês, minha mãe me trouxe umas maçãs q ela não ia comer e estavam ficando velhas... decidi fazer um suco c/ elas, pq realmente, p/ comer, não estavam lá essas coisas...
Eu ia deixar o suco s/ peneirar, pq eu tinha batido bem... mesmo com a casca, pq eu tinha lavado bem, tirado só as sementes, enfim, tava "bom pro intestino" como diz o marido! hehe Bem fibroso o suco...
Claro q ele não gostou... tá, peneirei, mas fiquei c/ dó d jogar fora pq tinha mta fruta ali ainda! Pensei: vou fazer uma geleia c/ isso aki! (ui, ortografia nova, sem acento agudo...)
Mas como num tava c/ saco na hora, congelei akeles bagaços...

Essa semana tivemos q reorganizar o congelador, e resolvi q ia fazer finalmente a tal geleia... heheheh e pus açúcar, maisena... num curti. Guardei na geladeira... pensei d novo: hm, acho q vou fazer um bolo... e... voilá!

sim, claro q já provamos... hehe e ficou muito bom! juro!

olha como ficou por dentro, aparecendo a "geleia" da casca d maçã!
Ah, sim, a receita!

Ingredientes:
 - 4 ovos
 - 2 xícaras de açúcar
 - 80g de manteiga ou margarina (umas 8 colheres d sopa rasas)
 - 1 xícara de água
 - canela a gosto
 - 3 xícaras de farinha de trigo
 - 1 colher de sopa de fermento em pó
 - a "geleia de casca" (deu uma xícara bem cheia, o bagaço do suco de umas 3 maçãs grandes, qualquer tipo)

Preparo:
Na batedeira vão as gemas, o açúcar e a manteiga. Bater até ficar um creme claro.
Adiciona a água. Sim, água! E a canela, mistura um pouco à mão e vai adicionando uma xícara de farinha por vez (p/ não voar pó ou espirrar líquido por td lado!). A cada xícara, bater mais um pouco. A massa fica um pouco consistente sim.
Bater as claras em neve e incorporar c/ cuidado, como sempre, e aproveitar o movimento p/ ir misturando o fermento.
Na hora de por na forma (untada, enfarinhada, forno pré-aquecido, blah blah blah), por só metade da massa e espalhar uma camada generosa da geleia. Pode misturar um pouco c/ a massa, s/ problemas, só fica + bonito dp! Despeja mais um pouco, ou td o q sobrou, e o restinho da geleia, e dar uma boa espalhada. Pode por td só no meio? Claro, eu só fiz assim pq fiquei c/ receio q fosse descer td pro fundo da forma! hehe

Assei no tempo e temperatura de sempre, +- 40 min, 200 graus... E quando cortei, ficou o resultado da foto! Uma camada cremosa de geleia no meio do bolo, q ficou super macio! Tão fofo... hehe Eu q inventei! Na loca... ahuehuahe Claro q eu queria ter colocado aveia, mas eu não tinha, aí foi assim msm... mas eu amei!

Enfim, se não quiserem fazer assim, td bem, pelo menos já sabem q dá p/ inventar e reaproveitar! Agora tenho um bolo c/ fibras e c/ essa cor bonita q a canela dá! Não ficou mto doce e o cheiro... maçã c/ canela, né!? Bom d+...

HAHA curti... hehe
Boas "epifanias culinárias" p/ tds q tb curtem! hauheuaheu =P

2 comments:

  1. Gostei da cara do bolo :-)

    Mas como só vi o post agora, acho que não rola pedir para guardar um pedaço né? rs

    Bjo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ih, não mesmo! hehe já foi faz tempo... hehe
      ALIÁS, é bom lembrar, bolo com fruta na composição dura MENOS tempo, viu? Ou seja, é bom conservar na geladeira por NO MÁXIMO 5 dias! Enquanto bolos sem fruta chegam a durar 7 dias na geladeira...

      Delete