Friday 2 March 2012

LIFE is my religion

Abril de 1997, tinha recém completado 12 anos. 6ª série.
Minha prima, c/ quase 12, tava morando em casa só até terminar o semestre na escola, já que a mãe dela tinha mudado de cidade. Eu tava começando a me soltar, sair c/ amigos, ia pra tudo qto era canto a pé...
E um dia eu vi um menino mto bonitinho na igreja, q nunca tinha visto antes... era akela coisa d gostar de um na escola, no ingles, na igreja e na vizinhança, mas nunca ficava c/ nenhum, pq a gnt morria d vergonha d contar, só as amigas sabiam! Coisa q "na minha época" era normal, sei q hj num é + assim... (falou A velha! hehe =P)

Um dia ia ter um encontro dos adolescentes em Sampa (eu sou de Mogi das Cruzes, nem 1h d distância da capital), e minha prima e eu estávamos indo. E esse menino tb tava. Ei, ele tb tava!!! Só q os meninos foram de trem, as meninas de van...

Chegando lá, fomos tomar água... de repente kem tb tava indo? Sim, o menino... aimeudeus! Será q ele já tinha me visto!?!??! Sei q nós duas fomos nos sentar... e qdo vi... ele tava perto... e nem percebi, já tava sentado do meu lado! Imagina... jamais q eu iria ter coragem d puxar papo, mas claro q sentados lado a lado a gnt acabou conversando, né... eu, c/ akela minha "super confiança" d pré-adolescente... hehe e ia dando akela sensação curiosa d "meu, eu existo, e logo o menino q eu gostei tá falando cmg!!! AAAAAHHHHH!" nunca na minha cabeça q isso iria acontecer...

Acabou o sábado, a gnt voltou conversando, eu acho... e no dia seguinte, no culto d domingo, ele pediu meu telefone! Ele morava na cidade vizinha, Suzano, mas era praticamente a mesma coisa.

E ele me ligou!... nossa... se duvidar eu até desliguei na cara dele qdo ouvi q era ele... hauehuahe nem sei explicar pq, mas akele turbilhão d sentimentos doidos q dá, acho q quem tem a minha idade hj deve saber do q eu to falando... e a gnt ficou conversando por vários dias! Q ele já tinha reparado em mim tb, q ele quis falar cmg, me conhecer, q ele tinha gostado d mim (e eu "hihi-eu também-hihi"... hehe), eu c/ 12, ele c/ 13... e mto papo... gente, eu tava vivendo akilo msm! Um menino gostava d mim d verdade!!! Um q eu tb tinha gostado! Uau... hehe

E minha prima, grande companheira, só curtindo td cmg... Até q a gente resolveu ir no shopping! heheheh e chegando perto do dia, ele começou a dizer q tinha uma surpresa p/ mim... AAAAAAAHHHHHH q frisson!  heheheh Ficamos as duas pirando... oq será q era?! Presente? cinema? ou será q... um beijo?!?!?! XD

Chegou o dia, um sábado... pus minhas roupinhas favoritas... até fui fazer uma escova no cabelo c/ minha tia (mãe dessa prima; ela tava visitando), nunca fazia escova no meu cabelón! hehe e já no shopping, a gente se desencontrou um pouco, acho q eu me atrasei, sei lá... se pá, até d propósito... hehe

Mas nos encontramos... uuuuuuhhhh coração na boca! Ele vinha falar cmg, chegava mais perto... eu irracionalmente me afastava, morrendo d vergonha, sei lá... hehe ele até perguntou se eu o achava feio... heuhauhe pq ele chegava e eu fugia! Ele falava e eu nem olhava... ahuehauhe só sabia dizer q não, eu tava sem graça... bobinha, td derretida... hehehehe

sei q dp d muita lenga lenga... (mas muita mesmo!) ele me puxa num cantinho, onde os adolescentes ficavam, jogando games e coisas do tipo... e pergunta se eu queria saber a surpresa (eu pensando: "ai, droga... achei q vc já tinha esquecido..." heuhauhe pq a gnt tem dessas, né?! heheheh) eu só conseguia resmungar "aham..." td boba... aí ele perguntou: vc quer ser minha namorada?! - d repente td fica embaçado, a visão, audição, no fundo só meus pensamentos embaralhados "ahn?!" e a voz dele perguntando qual seria minha resposta...

... e eu... "aham!" e ele ficou incomodado: "aham, não é resposta, é sim ou não!" e eu lembro q consegui dizer: "ahn, tá bom então, pode ser..." quase anestesiada... e devo ter dito um sim... só sei q ele me beijou! E na hora eu não senti mais meus pés... minhas mãos, minhas pernas, braços... meu corpo td foi tomado por uma sensação tão envolvente, parece até q tinha levado akele caldo d uma onda na praia!

Qdo abri os olhos, ele tava me beijando e segurando bem forte, e não estávamos mais na mesma posição inicial, apoiados na coluna da sessão d games, mas só ele estava apoiado e eu, tinha me movido do lugar... Será q eu tinha desmaiado? hehe bem, sei q foi mto único! - só q se beijo d primo conta, esse então não foi meu 1º! hehe =P

Sei q dp q voltei à minha consciência, meus pés ainda não estava no chão, eu ainda flutuava, estava td adormecido, formigando... sorria boba... hehe e falei q tinha q ir embora, q minha mãe tava esperando... hehehehe e fui correndo tentar encontrar minha prima, q claro, estava só por perto, p/ ficar d olho msm e me dar uma ajuda caso precisasse... hehe

E passei por uma loja d presentes... e naquele 24 de maio de 1997 comprei meu 1º cartão de dia dos namorados! Um com um piu-piu (lembra dakela época q looney tunes tava na moda?! hehe) em q dizia na capa "dia dos namorados não tem a menor graça..." - vc abre e diz: "sem você! feliz dia dos namorados! te amo!!!" brega, né?! heheh mas eu curti... hehe

E dp disso, continuei passeando c/ a minha prima esperando minha mãe chegar, e td hora ele aparecia d novo! hauehuahe E na minha cabeça só se ouvia, nakela melodia clássica: "eu tenho um namoraaaado! eu tenho um namoraaaado!"...

Em quase 1 semana de namoro sem se ver, só falando pelo telefone (e namorando escondido, né, pq... tá bom q eu ia contar p/ minha mãe! hehe só minha prima e minhas 2 amigas da rua sabiam!), numa sexta feira combinamos dele passar na minha casa p/ me ver. Eu tava sozinha, me arrumando p/ ir pra aula de japonês... e minhas amigas lá, só esperando ele chegar!!! E ele quis ir comigo... (a anta aqui queria q ele fosse embora, pode?! o muleke veio d outra cidade p/ me ver, e eu mando embora! hauehuahe) na verdade eu tinha medo q os vizinhos vissem e contassem p/ minha mãe... ou pior, p/ minha irmã! =P

Mas ele foi... e ainda teve q perguntar se podia por o braço em volta do meu ombro... q fofo... hehe e eu morrendo d vergonha... hehehehe

Só q eu não aguentei mto... acho q em menos d 2 semanas eu quis terminar, pq eu não conseguiria ficar + mto tempo c/ akela coisa d ter q ficar escondendo... mas p/ ele eu disse q era mto nova pra namorar! hauehuahe ele achou absurdo, aí eu disse q só voltaria a namorar c/ 16 anos! heheheh Ele duvidou...

Mas paramos d nos ligar. Digo, ele parou, né! Pq eu ligava p/ desligar na cara só! hauehuahueha coisa d pirralha... eu q terminei e eu q fikei c/ raiva... heheheh

1 ano se passou... e não sei quem foi 1º, mas a gente voltou a se ligar... até q eu sugeri de nos escrevermos cartas! E ele curtiu a idéia... e eu q tinha dado a ideia, comecei escrevendo... só q... NADA d resposta... eu ligava, cobrava dele... eheheh ele prometia q ia mandar... e nada! Nesse meio tempo até combinamos de ir junto c/ mais amigos no Playcenter... ele até passou lá em casa, conversamos um pouco... tb falamos d ir ver Titanic no cinema juntos... mas nada. Só ficava td na intenção.

Sei q em quase 1 ano eu cheguei a mandar 3 cartas, e dp da última não quis mais cobrar. A gnt ainda se falou por telefone, mas eu não cobrei mais mesmo. Ele ficava sem graça, dizia q ia escrever... mas enfim... parei de ligar tb, pô, né?! E em abril de 99, eu já tinha 14, ele, 15... eu pensei: vou ligar, mas se a mãe dele atender, vou desligar. Pensado e acontecido. Deixei p/ lá.

Em maio, num sábado (quase dando 2 anos do nosso "namoro"), eu voltei do culto de jovens e resolvi ligar, d noite mesmo, e ia falar c/ quem atendesse. E foi a irmã dele q atendeu. Nunca tinha falado c/ ela, só c/ a mãe, e só p/ pedir p/ falar c/ ele. Perguntei:
 - Por favor, o Leonardo está?
 - É... é alguma brincadeira?
 - Pq, não é a casa dele?
 - Sim, mas... ele não está............ ele....... faleceu!
(!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
 - Como assim?! Vc tá brincando, né?!
 - Quem me dera... mas não, ele foi morar c/ o Senhor mesmo...
 - Ah, é... hm... faz mto tempo...?
 - Não, menos d 1 mês... dia 25 de abril!
 - Ah, então tá bom.................

Desliguei e nem sei se disse tchau. Tava na cozinha, quase derrubei o telefone na pia. Olhei no microondas, era 10:42 da noite. Akele número verde encheu minha cabeça. E me perseguiu por anos! Sempre q eu via q era essa hora, me dava um negócio... Subi atordoada. minha mãe perguntou oq aconteceu. Lembro d ter dito algo do tipo "ah, meu amigo morreu...", fui pro meu quarto e me tranquei. Não me lembro como eu dormi.

No dia seguinte ainda fui pro culto, mas devia tá c/ a maior cara d zumbi. Não conseguia pensar em nada mais do q " ai... ele morreu! e eu fiquei d frescura!"... e não conseguia evitar d ficar c/ lágrimas nos olhos constantemente. Meus amigos perguntavam oq eu tinha... disse q meu amigo d 15 anos tinha morrido... eles tentavam me dizer algo, mas... é difícil, né...

Fui na aula ainda na segunda feira. Fiquei no mesmo estado "semi-catatônico"... td data q eu via eu só sabia pensar: "ah, nesse dia ele ainda tava vivo!" ou "nesse ele já tinha morrido..." e chorava um pouco, tentei me esconder, minhas amigas tb tentaram me animar. Fiquei o dia td me rastejando, sem força.

Na terça feira eu quis ficar em casa, me dei um tempo p/ lidar c/ akilo. Chorei td oq deu trancada no meu quarto, mas foi td oq eu precisava ter chorado. Cheguei à conclusão q aquele dia q eu tinha ligado p/ mãe dele... ela tinha acabado d voltar do enterro dele. Q burra, eu...

Aí as minhas amigas da rua vieram falar cmg... trazendo um pedaço d jornal... onde falava do acidente onde ele tinha morrido. Saiu até no jornal, e elas ficaram td akele tempo pensando em como me contar! bem q eu tinha percebido q elas estavam meio distantes... Claro q chorei d novo... elas até choraram cmg! Mas foi de ver como foi triste... e como eu me arrependia d não ter curtido + a amizade q a gnt tinha... E tinha sido um acidente de moto c/ o irmão mais velho dele, um cara veio e bateu neles. Ele voou longe, e morreu na hora. Num sábado a noite.

No ano seguinte eu me mudei p/ Curitiba, mas td mês eu ia p/ Mogi d novo visitar meus amigos. Numa das vezes peguei o contato da mãe dele, e liguei p/ ela. Eu fui na casa dela. Ela nem sabia q a gnt tinha sido "namorados"... hehe mas me mostrou fotos dele, até me deu algumas... o brinco q ele usava ela tb me deu... e achou um papel onde estava anotado o meu endereço! Ele ia mesmo me escrever... Ela me contou como foi horrível, q ela tava num retiro d casais c/ o marido dela (padrastro do Leo), ficou sabendo e voltou correndo. Nem falei q eu tinha ligado pq ela nem ia lembrar... Mas no fim, o dia foi ótimo, conheci a irmã dele, c/ kem eu tinha falado nakela noite... aprendi a fazer bolinhos d chuva...

Enfim... realmente só tive outro namorado c/ 16, o americano... e dp, já foi o marido, q demorou... pelo menos 5 anos p/ gnt conseguir oficializar... aliás, bem no dia 23 d maio, inclusive! 1 dia antes d completar 11 anos... E foi p/ quem eu entreguei finalmente o cartão do piu-piu, em 2008! Sim, guardei por td esse tempo... claro! hehe finalmente passei esse dia c/ um namorado! hehe merecia! E foi meu primeiro e último, pq no ano seguinte, já estávamos noivos...

Mas pq eu disse td isso? Bem, era p/ ter sido ontem, 29/02, q só tem a cada 4 anos e blah blah blah... Mas hj é melhor. Hj, 1 de março o Leonardo estaria completando 28 anos. Sim, tínhamos pouco mais de 1 semana entre nossos aniversários, 8/9 dias menos q 1 ano d diferença. Então tá ainda + q apropriado!

E isso foi a primeira das grandes lições da minha vida. Chacoalhou minhas estruturas de uma forma q eu me tornei outra dp disso. Posso dizer q as outras grandes lições e grandes experiências q vivi desde então nem teriam acontecido se eu não tivesse aprendido... como ter feito o intercâmbio e conhecido neve, ter me casado, feito tatuagem e ter ido ao show do U2...

A não mais perder tempo de não aproveitar uma oportunidade...
A valorizar, dar carinho, aproveitar a presença d quem eu amo, e demonstrar isso, deixar claro, dizer qtas vezes eu puder, pq nunca se sabe!
A não mais criar caso por coisas q não fazem lá tanta diferença assim...
A sempre tentar me colocar no lugar da outra pessoa... e não pensar q oq ela fez foi d propósito, mas perguntar pq, pensar no q a pessoa ganharia ao fazer isso, e oq eu ganharia, se eu agir dessa ou dakela forma c/ relação a essa pessoa.

Eu fiquei implicando c/ ele... e ele se foi e eu nem pude me despedir!
Será q as pessoas a sua volta merecem isso tb? E se vc nunca mais tiver a chance de falar c/ ela?
Pode ser meio extremista, mas oq vc diz agora pode ser a última coisa q vc vai dizer p/ essa pessoa... ou até a última coisa q ela vai ouvir! É isso q vc quer deixar? É esse remorso q vc quer carregar?

E a sua própria vida? Como eu já tinha postado antes aqui, vc não sabe se vai ter tempo de parar p/ refletir e se arrepender! A frase "viva como se o mundo fosse acabar amanhã, ama como se fosse durar p/ sempre" é a essência do q eu to querendo dizer... temos a amar a vida, a nossa própria, a dos próximos... ela merece o maior respeito de todos! Pois independente da vontade de ninguém, a vida um dia acaba. É ou não é a única certeza absolutíssima q a gnt pode ter?

Por isso o título... Se for p/ eu ter uma religião, é a vida! Sim! O grande presente q Deus deu a cada um, por quem Ele se empenhou tanto em criar e em salvar, mandando um presente ainda maior por todos, Jesus, p/ nos mostrar o quanto nossa vida é preciosa d+ p/ ficarmos perdendo tempo c/ coisinhas tão ínfimas q nem Ele se importa... Só c/ a nossa vida, q Ele projetou, um por um de nós, e Ele quer q façamos algo de útil c/ esse tesouro tão precioso e único q temos em nós... e sobre o qual não temos qualquer poder ou controle, senão apenas, viver da melhor forma possível! O resto, é só perda de tempo... só formas de controle em massa p/ pessoas q não conseguem perceber q são responsáveis pela própria existência... Faz sentido?

Viver é importante d+, ngm pode fazer isso por ngm... não é justo q um conjunto d regras egoístas e furadas limitem ou determinem oq possamos alcançar... ou oq devemos conseguir... c/ oq devemos nos contentar. Ninguém pode ter esse direito! Pare de esperar! A vida é agora! O tempo não vai parar... nem o vigor da juventude continuar... nem as oportunidades, nem os sonhos... eles seguem, e teremos q continuar c/ ou sem eles, naturalmente, não precisa d mais fatores externos p/ levar td isso embora ainda + rápido... E só vc é q vai estar guiando, então esteja 100%, nada nem ninguém pode ocupar seu lugar, nem 1% q seja! #thinkaboutit


(P.S.: Me desculpem pelo post tão grande - quase um livro! - to p/ escrever isso faz um tempão... Espero q d alguma forma eu possa ter ajudado alguém!)

3 comments:

  1. Nosssa anaaaa! Fazia tempo que eu não entrava aqui, então esse post me surpreendeu! Da pra escrever um livro mesmo! Bjo

    ReplyDelete
    Replies
    1. hehehe pois é, história real, lição pra toda minha vida!
      pelo menos um post merecia, né?! hehe esse aqui é tipo um capítulo de um livro! e talvez algum dia renda um filme! hehe

      bjões, meninas! valeu por lerem td! hehe

      Delete