Sunday 24 June 2012

Homemade

SIM! Finalmente mais uma receita!

É uma lasanha que na verdade, não é nova não. Fiz no mesmo estilo que minha mãe fazia, e que ela aprendeu uma vez, de uma amiga, e fica sempre incrível. Pode apostar!
Só que dessa vez, aperfeiçoando a técnica, eu fiz algumas coisinhas diferentes, e que eu vou adotar pra sempre, pq, olha... como deu certo!
Olha que linda que ficou!
Ingredientes:

(Molho 1)
1kg peito de frango
3 sachês de molho pronto de tomate (340g cada um)
Temperos de sua preferência - eu usei 1 cubo de caldinho do sabor que quiser, um pouco de shoyu e depois só acertei o sal

(Molho 2)
Caldo do cozimento do frango
2 caixinhas de creme de leite (200g cada uma)
Maisena e tempero a gosto

200-250g de massa de lasanha (pré-cozida ou não)
Queijo mussarela ralado (o quanto precisar, mas pode caprichar!)
Orégano e parmesão pra finalizar, se quiser!


Forma de preparo:

(Molho 1)
Cozinhe o frango em água, sem sal, sem nada. Reserve a água.
Quando o frango esfriar, desfie. Eu passei no processador pra ficar bem fininho! Espalha muito melhor.
Refoga o frango com os temperos que quiser, só não precisa exagerar porque o molho já é temperado e ainda vai ter mais outro molho e o queijo (se quiser fazer o molho de tomate de outra forma também, sem problemas!). O molho que eu faço com o frango triturado não fica líquido (veja na foto).

(Molho 2)
Use a água do frango! Sim, ficou incrível... simplesmente o melhor molho branco q eu já fiz na vida, sem exageros! Dissolva a maisena (1, 2 colheres de sopa) em água fria e acrescente. Adicione o tempero também. Quando estiver tudo bem dissolvido - e engrossado - adicione o creme de leite e deixe encorpar. Pode desligar.


Montagem:

Sempre começar com molho no fundo da forma, pra massa cozinhar. Eu sempre misturo um pouco dos 2.
Intercale camadas de massa, molho 1, queijo, molho 2 (os molhos não precisam ser nessa ordem, claro, mas é importante que massa e queijo sejam intercalados por molhos), e no final, termine com o queijo mussarela, o orégano e o parmesão pra arrematar. Eu não jogo azeite por cima de tudo, prefiro acrescentar no molho de frango (ou no começo do preparo ou assim que desligo a panela). Dá pra por um pouco no fundo também, antes de começar a montar. Mas eu prefiro não quase óleo nenhum, e nem precisa, porque, né... é lasanha já! hehe

É assim que fica já montada!

As camadas...
MUITO IMPORTANTE!
Que o forno esteja pré aquecido e que se cubra a forma com papel alumínio com o lado brilhante PRA BAIXO! Ajuda no cozimento, que é pra ser de 10 a 30 minutos, dependendo da massa e do forno.
Eu fico de olho, quando começar a borbulhar, eu tiro o alumínio, deixo dourar mais uns 5 minutos (amo aquela casquinha de queijo gratinado!) e tá pronto!

Como viram lá em cima... saindo do forno! Será que ficou bom!??!?!
O resultado é pra ser uma lasanha beeeeeemmmm molhada, a massa quase some, o queijo derretido puxando... e rende bastante, ela fica bem alta! =9
Hoje já posso dizer que essa lasanha é minha especialidade... hehe
AH! E antes que alguém pergunte, já faz 2 semanas que fiz, ok? Não tem mais nada de lasanha... Só não deu tempo de postar antes! hehe (aham, sei... =P) - sério, era a receita que eu mencionei nesse post aqui.
Espero que gostem, e se experimentarem, me digam o que acharam! (assim, impossível ficar ruim... acho que até queimada eu comeria! hehe)

DICA: Se sobrar... quando for requentar, use o alumínio de novo, mas jogue um pouco de leite por cima, e ponha no forno por mais uns 10 minutos! Pode furar com um garfo pro leite se espalhar melhor.

Agora... MORRÃO! heheheheh
Bom domingo!

3 comments:

  1. Ai que vontade de fazer (e comer) essa lasanha :-)

    Mas nem vai dar porque estamos sem forno :-(

    Se alguma amiga por aí fizesse e convidasse a gente pra comer até que seria uma boa, hahaha!

    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. estão sem forno, sério!? caraca! se quiser vir assar algo aqui... aproveita q tá pertinho! hehe

      pode deixar! hehehe só q com a frequência q eu crio coragem p/ fazer isso (q eu considero o prato mais trabalhoso q eu tenho paciência de preparar! hehe)... até a próxima, vamos comer ainda mais algumas outras coisas antes! hehe

      bjão p/ vcs

      Delete