Saturday 3 September 2011

Changing = Suffering?

bem, o dia chegou. é o tal post q eu tava falando... hehe e o tema é...

MUDANÇAS
q isso, não tem quem não conheça...
existem as inevitáveis, as contornáveis, as adaptáveis... e até, as esperadas.
eu era daquelas SUPER apegadas a td, qqr mudancinha era um luto p/ mim... e hj eu digo q eu realmente mudei! hehe

começando, eu não sou de Curitiba, nasci em Mogi das Cruzes - SP.
sempre fui aquela criança comunicativa, sociável, amigável, cativante... e eu tinha uma mania d guardar td q pudesse ter algum significado ou lembrança (ou até nada disso, só pq era legal, como um palito d algodão doce q eu achasse na rua! pode?! acho q mtas crianças tem dessas tb...) isso dava mta briga em casa, pq eu era "lixeira"... heheheh eu já tinha uma personalidade bem marcante!
no comecinho da adolescência eu ia numa igreja, tinha minha vida social já super ativa (p/ alguém d 12 anos! heheh), minhas amizades... aí, essa igreja teve q se juntar c/ uma outra... foi qdo eu me dei conta q eu não sabia lidar c/ mudanças.
aí, minha irmã e minha mãe sismaram d vir morar em Curitiba... eu já estava c/ 14 anos, terminando a 8a série, ia finalmente pro colegial (tava mudando p/ ensino médio), ia finalmente me sentir grande na escola, junto c/ meus amigos d longos anos... "fui forçada" a fazer uma prova pro ensino médio aqui... e passei, claro... hehe aí, vim, arrastada... a mudança aconteceu exatamente no dia do meu níver d 15 anos!
q baque... passei aquele 1o ano inteirinho indo p/ Mogi, sozinha, d bus (rodoviária do Tietê!!!), td feriado eu tava lá... ia c/ a cara e a coragem, ficar c/ parentes, amigos... só p/ "compensar" pelo q eu tinha sido obrigada a passar...
mas aí, fui percebendo q meus amigos começaram a seguir suas vidas, ficando + distantes d mim... por + q eu fosse lá sempre, não tinha como evitar... hehe
então qdo deu 1 ano eu decidi q tinha q me ajeitar por aqui mesmo... e já no 2o ano do ensino médio, lembrei q minha mãe falava d eu fazer intercâmbio... pensei: a hora é agora, dp num vai dar +... corri atrás, e conseguimos! eu fui... morei 1 ano nos EUA... não preciso nem dizer o qto eu mudei nesse 1 ano, né?
descobri algo mto importante sobre mim lá, q eu não tinha auto-confiança, q talvez akele meu jeito sempre amigável d ser fosse excesso d insegurança! e eu não precisava disso, q eu tinha em mim mtas qualidades.
voltei cheia d idéias na cabeça e s/ noção alguma d por onde "retomar" minha vida no Brasil...
já caí d boca no vestibular... sempre boa aluna, era algo certo p/ mim fazer uma faculdade... mas oq? bem, vamos arriscar... gosto de artes, música, pessoas... q tal... Musicoterapia?
passei milagrosamente, tava td ao meu favor! 4 anos d curso, mto empenho, mas sempre boas notas, frequência... até q no último ano, um fator decisivo p/ a conclusão do curso pareceu incompatível cmg, ou eu c/ isso... até hj num sei ao certo dizer pq ou como td isso aconteceu, mas tds minhas tentativas d estágio final e monografia não davam certo, as coordenadoras não gostavam d nada q eu fazia, eu não entendia oq elas esperavam d mim, ou não conseguia passar p/ elas oq eu tinha em mente... sei q dp d uma carreira acadêmica brilhante, fikei por + 3 anos tentando! qse 2 faculdades... q decepção p/ mim mesma, como eu tava me cobrando! e como sempre, forte, destemida, ngm me deu mto apoio, afinal, eu era boa, segura... (aham! q droga q eu passei essa imagem e convenci...) qse desabei q não ter conseguido meu tão sonhado diploma...
outros aspectos da vida rolando, eu qdo criança, sismei d aprender japonês... tenho parentesco, né, meu avô era japonês... então eu gostava da cultura... mas td mundo me dizia q eu tinha q aprender inglês, tanto q eu peguei birra e dizia q odiava inglês! hehe vê se pode... hj eu amo, vivo disso praticamente! hehe
já cheguei a dizer q nunca ia casar, ou ter filhos... (era medo d ficar sozinha msm, achava q nunca iria conseguir! hehe) hj sou casada, sonho em ter filhos, mas disso ainda tenho medo... hehe
mas no final das contas, aprendi q mudar é bom! tanto q nao tenho + medo, fico ansiosa, apreensiva, mas medo, não. tem vezes q eu até quero mudar! q eu canso, enjoo! hehe
eu assistia horário eleitoral qdo pequena, era patriota de chorar c/ o hino! e hj me dei conta q o Brasil não precisa d patriotas e q eu mereço coisa melhor... radical! hehe eu sou -8, 800! ehehe
eu me amava do jeito q eu era, hj eu não entendo mto bem oq aconteceu, seu eu mudei tanto assim ou td mundo a minha volta tb mudou na mesma proporção... q não sou + akela pessoa cativante... mas enfim! jurava q nunca ia cortar meu cabelo, ou fazer tatuagem! e olha só... hehehehe

tanta coisa, mas tanta coisa q eu já tive q mudar d idéia, voltar atrás! q aprendi q em primeiro lugar, mudar d opinião não é ruim! e não tem pq ser orgulhosa e grudar numa decisão só p/ não "perder moral"... ué, sou humana, nada é absoluto! a condição mais óbvia e inegável de ser humano é a da mudança! nascer, crescer fisicamente já é tanta mudança, q se a gnt for apegado, a gnt sofre + q podemos suportar... pq não aceitar logo d uma vez q td muda, e q só acontece p/ gnt poder crescer e aprender algo c/ isso!?
se render não é ser fraco... é focar no que realmente importa, pensar q se não dá p/ evitar, o q tem q ser feito a partir d agora então?! claro q algumas mudanças ainda vão doer, mas pelo menos, posso estar + forte p/ elas desde já!

exemplos engraçados... meu marido já havia deixado o cabelo crescer algumas vezes, mas p/ entrevistas d emprego ele sempre cortava... até q qdo a gnt casou, eu sabia q ele iria querer deixar crescer... e eu pensava q qria um menino "normal"... mas pensei q um dia, qdo ele tivesse velho, poderia me culpar por nunca te-lo deixado ficar d cabelo comprido! aí pensei: "pq não, né?! cabelo se corta! hehe"... hj, eu amo ele assim! não me acostumaria c/ ele d cabelo curto... hehe e tb, eu sempre odiei cerveja, e sempre tive uma imagem ruim de quem gostasse... (é, mts conceitos q temos a gnt nem sabe pq tem, mas a gnt herda da família ou amigos, sei lá, e qdo aperece a situação, isso td vem à tona...) aí, dp d anos d lenga lenga entre meu marido e eu, antes d namorar oficial! hehe, descubro q meu tão querido e sonhado namorado, era um dos q gostava! hehe ah... foi difícil aceitar isso, viu? pô, q feio, logo o meu home tem q ser um desses! heheheh pq antes da gnt conviver +, eu não sabia nem q isso iria me incomodar, não é uma coisa q vc põe na listinha d "homem ideal"... hehe mas eu vi q não havia mal, ele não é desses q vai pro bar, nem sair p/ beber casualmente ele sai, ele gosta d ter p/ beber em casa, 1x por semana e olha lá! hehe então tá, né... isso é parte d conviver!
isso é... MUDAR!

seja pelo motivo q for... é mto bom aprender a lidar c/ as mudanças, achar o seu jeito de assimilar os fatos melhor, tirar proveito d cada situação, ver o lado bom... ou o ruim tbm, pq não! hehe
o q não dá é p/ ter algo como 100% absoluto, q nunca vai mudar, é o certo e acabou... qto + vc bate o pé numa coisa, + vc pode sofrer por ter q engolir q era diferente do q se pensava. note: não to falando d "contrário"... kem disse q td tem só 2 perspectivas? contrário sugere isso, "tem um lado e o contrário"... não! p/ td pode-se encontrar outras formas d interpretar d acordo c/ a experiência de cada um, cultura, circunstância, realidade... somos seres dotados de criatividade msm! hehe
e claro q não é p/ se deixar levar ao sabor do vento, né? hehe ter opiniões firmes e formadas é bom, mas não dá p/ ser terrorista tb! é a tal da linha tênue, q inclui respeito e liberdade...

afinal, ser adaptável é uma característica mto valorizada, principalmente nos dias d hj... e tb, é ser "esperto"! hehe
bem, foi mal pelo post gigante, mas qdo to inspirada, é assim msm... hehe já to até pensando numa parte 2! (tipo, p/ daki a pouco! hehe) é assim q eu escrevo música... ou corto o cabelo, ou faço tattoo... hehe ou faço uma receita...
bjo e até daki a pouco! hehehehe

No comments:

Post a Comment