Tuesday 1 November 2011

Attitude?!

vamos filosofar "um pouco" hj... o que a palavra ATITUDE significa p/ vc?
fui procurar no goog's e achei d td... sobre como conquistar alguém, como se posicionar no trabalho, nos estudos, frases de efeito, nomes de empresa e de revistas, comportamento, marketing, cultura... uma infinidade!
aí fui no wiki (primeiro resultado da busca!) e achei mta coisa sobre psicologia social, personalidade e até preconceito. mas mto bom tb o q diz lá...
e me lembrei - nem precisei procurar - q a origem dessa palavra está em... AÇÃO! lembra da expressão "tomar uma atitude"? então... fala d realmente AGIR!
será?!...
na minha vida sempre ME conheci (e pq era mto descrita assim pelas pessoas em geral) como uma pessoa ativa, q tomava iniciativa (sei q tem gnt q vai discordar... fazer oq... hehe)... mas principalmente mto intensa e perseverante (e os msm q discordam chamam esses 2 últimos d "exagero" e "teimosia"! ahuehauhe)
o q importa é q sempre q eu quis algo, eu fui atrás... se eu sonhava c/ isso, mais ainda! eu insistia até as últimas, não me permitia desistir MESMO! qdo apareciam obstáculos, dificuldades, eu sempre via o lado bom d td, tirava uma lição (e tb penei p/ chegar nesse ponto, mas cheguei)... eu enxergava o q eu queria, mas funcionava, ou pelo menos, me fortalecia...

fui assim desde q nasci... e não deixei de ser... ia bem na escola, me empenhava, sonhava alto... e não me formei na faculdade! mas como não?! pois é... esse é um capítulo anexo da minha pequena odisséia... hauehuah

voltei do intercâmbio na metade do 3o ano já, caí d boca no vestibular... oq eu ia fazer?! humanas, claro... mas c/ tão pouco tempo d preparo? e s/ mta grana p/ fazer cursinho e passar numa d graça, ainda menos d pagar uma particular (afinal, tinha voltado do intercâmbio, né?...)

opções: jornalismo - mta concorrência... educação física - e eu lá fui boa em esportes algum dia!?... publicidade - ah, sou péssima vendedora... administração - pq?! é oq td mundo faz qdo não sabe oq ker! (qto pensamento errado, hj eu vejo...)
sobraram: letras, psicologia, música... poxa... olha só! tem aqui... oq é isso?... musico... musicotera...pia!? musicoterapia! é isso! onde tem? na FAP, faculdade d artes do... paraná?! pública?! perfeito!
e vou tentar letras na federal tb, p/ não dizer q não tentei...

e fui, c/ o q deu p/ estudar... passei tardes na biblioteca pública estudando música (pq fazia anos q eu não estudava nada!), ia direto das aulas q eu dava d inglês (é, além d ter voltado d 1 ano fora, tava trabalhando tb!), dormi altas vezes lá, em cima dos livros... pq eu jurava q num ia passar...

vestibular da federal foi acho q em novembro... e em dezembro saiu o resultado... hm... não passei?! como assim, q sacanagem!? ah, td bem, eu qro msm é musicoterapia, é perfeito p/ mim! (eu e minha mania d ser diferente! hehe) - ah, tb pq, qdo eu fui + a fundo saber sobre musicoterapia, eu vi q no RJ eles tinham um trabalho c/ gestantes! e foi ali q eu terminei d me apaixonar... esse era meu sonho, gestantes! lindo, né...
vestibular da fap chega em dezembro... janeiro sai o resultado... fui c/ o marido (na época meu amiguinhu! *_* óun... hehe) até o terminal, ele esperou lá, eu fui olhar... e vi q de 30 q passaram, ahn, meu nome tava em 17... OQ?! SOU EU ALI?!?!?! EU PASSEI?!?!?! saí d lá qse pulando, entrei no bus, voltei pro terminal... PASSEI! qse gritava... q massa!

e assim começaram os 4 anos + loucos e produtivos da minha vida, po, passei super bem! aprendi mto d música, estudei outras coisas, comecei a dar aula d canto, comecei a fazer técnico em produção musical, voltei a estudar piano, tava cantando... uma maravilha! rumo ao meu sonho, lembra? gestantes...

chega o 3o ano, estágios pegando p/ valer já! mas ainda nas áreas já oferecidas pela facul... e td não remunerado, claro! vc já num paga p/ estudar e quer ganhar ainda?! tem + é q pagar msm, e não consegue nem ter tempo p/ trabalhar em + nada tb!

4o ano chegando, começando a desenvolver meu projeto pro tcc (ô sigla maldita... me dá dor d barriga só d pensar, até hj!)... e até ali, tava td ótimo, notas boas, frequencia tb... aluna exemplar e bem envolvida c/ s colegas músicos da sala! a gnt era mto musical.... era oq + ouvia!

área d gestantes: só 1x uma aluna conseguiu isso no 4o ano, tb pq a mãe ou sei lá kem dela era prof... e dp disso, nunca +... eu corri atrás d musicoterapeutas em maternidades, clínicas, enfermeiras, fiz até curso d gestantes por tabela... aprendi um monte! mas nada parecia dar certo...
até q consegui um espaço nas unidades d saúde da prefeitura... durante o pré natal das gestantes...
comprei meu jaleco, uns livors sobre a área, e lá fui eu, c/ crachá e instrumentos musicais na bolsa, rumo às 3 unidades q me abriram as portas! dp, até a maternidade da prefeitura tb! maravilha... cheia das burocracias p/ não keimar o nome da faculdade, como cartinha d recomendação, the works! mas blza, faz parte!


só q assim... ali eram gestantes desde 14 anos até 40 anos, fumantes, usuárias d drogas, q iam no baile funk até o 9o mês... sozinhas, c/ 15 filhos... abandonadas, reprimidas... imagina se elas iam pras consultas, pros exames... imagina... claro q não, né?! ainda + p/ "aulinha d música lá"! ah... e td meu esforço... fazia convitinho p/ entregar, p/ por no mural da unidade, ligava p/ elas... faltava ir buscar em casa! NADA!

resultado? me ferrei... não tinha material p/ relatório suficiente, não engrenava... as professoras começaram a falar q era culpa minha, q tinham me avisado... (eu sabia q ia ser difícil, mas não tanto!) e q isso podia custar... MEU ANO! perae, eu já tava pagando a formatura! (c/ mto custo, pq não faziam mta kestão disso, sabe? só eu fazia...) já tinha tirado as fotos pro convite! caraca...

chorei, claro, um monte... e eu tava num Grupo Forçado d "amigos" na época, em q tinha umas figuras numa certa posição d liderança (...) q me orientavam a continuar, poxa, último ano, "se esforça"... blza... lá fui eu dar a cara à tapa +1x! e fui p/ área d educação, numa escola pública, escolheram os alunos q precisavam fazer musicoterapia por problemas d comportamento, dificuldades d aprendizagem, enfim... e minha monografia ia ser no mesmo tema, claro, facilita a vida...

na época entrou A melhor musicoterapeuta p/ ser professora, e ela ia ser minha orientadora! perfeito, né?! não, já tinham tds falado o diabo d mim, fizeram minha caveira msm... ela foi c/ as piores expectativas a meu respeito... dá nada, só tinha 1 semestre p/ fazer 1 ano td, era estágio td dia, s/ eu ganhar 1 centavo!

até q um dia, a pressão era tanta, q eu num tava dando conta... mas eu ia, pq é presença 100% obrigatória, senão reprova (e + uns 5 pares d olho em cima d mim!)... e ela só implicava c/ td q eu fazia... apesar q estava dando certo, eu tava gostando até... e um dia, eu peguei textos em espanhol, em inglês, traduzi e usei no meu tcc... e ela chamou td de "cópia d 4a série"... cara, aí a casa caiu! se eu já tava mal...!

e no fim das contas, ela resolveu me reprovar d vez, q eu não tava pronta p/ passar, q eu tinha nível d 2o, 3o ano... (engraçado, como q eu tinha passado pro 4o c/ td em ordem, hein!?) - minha reação?! gelei, não consegui falar nada... nem desabar diante dakela mulher fria e calculista nem nada... saí d lá pensando como ela conseguia ser "terapeuta"... e ela ainda me fez continuar os estágios p/ honrar meu compromisso c/ a escola... aí sim, foi tortura! eu ia literalmente passando mal, já não tinha + estrutura... até q um dia eu resolvi, já qse s/ forças, TOMAR UMA ATITUDE e falar p/ ela q num dava +, q eu tinha q pelo menos terminar os trabalhos finais das outras matérias bem... e ela? "ah, finalmente vc reagiu! achei q vc nem tinha se importado! akele dia eu tava preparada p/ te dar colo caso vc chorasse! nem tinha conseguido dormir pensando no q falar!"... posso c/ isso!? tá loco...

alguém me ajudou nisso td? não... tentavam entender oq tava acontecendo, mas nem eu entendia... só sentia assim... como se eu tivesse p/ casar e mataram meu noivo, sabe? eu lembro q foi a metáfora q usei na época pq era isso msm... minha formatura, minha trajetória acadêmica brilhante, sem falhas... td ruiu! por um bom tempo eu não conseguia sequer pensar nisso s/ q as lágrimas me viessem aos olhos... mas ngm me perguntou como eu tava, ngm me acolheu... mto pelo contrário, só me cobraram p/ continuar, pq era o último ano, faltavam só 2 matérias... como se eu tivesse d frescura, né?! tá... fikei tão mal q qse nem consegui continuar os outros cursos q eu tava fazendo, d piano e produção musical!

ano seguinte, lá fui eu d novo... nem sei como, mas fui parar em deficiência auditiva... acho q pq eu gostava da prof, sei lá... e eu nem tinha me dado um tempo p/ me recuperar e tava "abraçando" uma nova área q eu nem tinha afinidade... blza... td em nome do diploma agora... pegar ônibus super cedo, ir p/ facul algumas vezes na semana, trabalhar (pq eu precisava - afinal, minha mãe nunca concordou mto em eu fazer essa área, eu qria ter minhas coisas... enfim... ah! e pq ela tb num ia + me pagar o curso d prod. musical e piano!)...

e lá na escola das crianças c/ deficiência era mto legal, eles ensinavam a falar, a ler lábios, p/ não só se comunicar c/ kem sabe libras, mas c/ td mundo! só q a coordenadora lá qria q eu chegasse cada vez + cedo... e tava td mto turbulento... até q um dia um aluninho deu uma baquetada na minha mão... e um tambor caiu em cima d mim! seria cômico, se eu já num tivesse p*ta c/ td akilo, né... e eu pulei fora dessa vez, precisava por minha cabeça no lugar...

isso já era 2007... em 2008 eu num fiz "nada" além d trabalhar, terminar o piano e o técnico... e em 2009, já noiva p/ casar, eu ia terminar... fui p/ área chamada de "risco social"... a professora era ótima tb... 31 anos, fazendo doutorado... mto inteligente (e tb num tinha vida além disso pelo jeito!)... ela queria q eu escrevesse só um projeto d monografia c/ 30 páginas... O PROJETO! e q eu fosse pro congresso sei lá do q... e eu qrendo só pegar a porcaria do diploma p/ q me deixassem em paz... afinal, já tava dando tempo d ter feito 2 faculdades já! até tentei ver outra, mas ficaram c/ akela d "só falta 1 ano... só 2 matérias, vai, faz um esforcinho!"... como se eu tivesse d manha, querendo q alguém fizesse por mim! q ódio...

foi qdo eu surgi c/ a idéia d escrever sobre a realidade q eu via, q tinha mts musicoterapeutas formados dando aula d música, e provavelmente seria oq eu ia fazer tb! pq?! musicoterapia NÃO É UMA PROFISSÃO REGULAMENTADA! não tem conselho reconhecido, só é bacharel! e isso é o q deixa tds os profissionais mordidos, pq eles ficam dizendo q eles q conkistaram td oq a gnt usufruia, q antes deles num tinha nada, ngm nem sabia oq era musicoterapia (e percebi q continuam não sabendo... hehe), q não era certo a gnt ir virar professor pq isso manchava o nome da profissão e invalidava td o esforço deles... td bem... concordo... mas e daí?! NÃO TEM ÁREA! fato!

e ela não ia me deixar escrever sobre dar aula usando os conhecimentos terapeuticos, se fosse assim, eu tava na área errada, tinha q ter feito licenciatura... só q não era isso q eu qria no começo, né?! e q eu ia ter q fazer um trabalho d campo, entrevistar os já formados q davam aula p/ saber pq... etc... e transcrever as entrevistas, e oscambauaquatro... e eu organizando... MEU CASAMENTO! já era abril, eu ia casar em julho! ngm + ia fazer isso por mim... se não ficasse do jeito q eu qria, a culpa ia ser d kem!? e eu ainda corria o risco q não conseguir me formar mais uma vez! ah, eu não qria  isso... tava entrando em parafuso...

e com a mesma alegria q eu senti qdo vi q tinha passado, eu ABANDONEI o curso! sim! c/ mta leveza e felicidade, pq ia poder trabalhar em paz no q eu já fazia, cuidar do meu casório... finalmente VIVER, pq td akela tralha tava me sufocando... e sim, perdi o diploma... não tava + valendo a pena...

aí a gnt casou, mudou d casa 4x, planejou ter empresa própria, o marido largou a informática (pelo menos formalmente! hehe) eu to cansando d ser professora já... (9 anos?!) temos o sonho d mudar d país, ter filhos, carro, casa, um monte d cachorros... agora a banda tá indo bem, a gnt tem esperança q vai só crescer e dar certo! tamo c/ gnt boa c/ a gnt...

eu sempre kis estudar +, pensava até em fazer pós! hehe hj descobri q não tenho + saco p/ faculdade dp disso... não tenho + tempo p/ ficar indo e voltando p/ aula, ouvindo piadinha d gnt q num tem mto na cabeça ainda... fazendo trabalhinho, lendo livros q dp, vão td cair em desuso, me empenhando por uma notinha d professor... eu nem acredito em provas! e sou professora!

qria estudar + música (to indo por conta própria!) + idiomas (nisso eu vo precisar d alguém... pelo menos p/ praticar!)... e penso até q devia ter, afinal, escolhido publicidade, pelo meu perfil hj, como eu penso, como eu vejo as coisas... não por vender, mas pelas minhas idéias (q eu não paro d ter! heheh)

mas será q eu terei condições d ter akela rotina td d novo? pelo menos financeiramente, não. não compensa p/ mim perder um tempo d trabalho, sendo fora ou no estúdio, c/ correria, gasto c/ onibus, material, e principalmente, o curso! pq td exige investimento! e + 4 anos!? em 4 anos eu nem qria tá + aki... ano q vem na verdade, p/ ser + precisa! hehehe

e as atitudes? até hj eu tenho tomado, e nem sempre é fácil... mtas vezes a atitude a ser tomada é sim, d DESISTIR! sei q existem frases por td parte sobre isso, NÃO desistir, pq vc será um loser... mas acho q o + difícil ainda é saber q tem horas q desistir é preciso, e aplicar isso! foi oq eu tive q fazer c/ a musicoterapia, p/ eu não perder outras... é oq eu faço o tempo td c/ sonhos q eu vejo q não vou ter mesmo como realizar... ou qdo simplesmente não depende d mim, mas d outras pessoas (como algumas amizades)...

agora, p/ mudar d cidade, p/ casar, p/ ter um negócio, p/ estudar música, p/ talvez parar d dar aula, ou mudar d escola, ou pegar um emprego fixo d novo, ou abrir mão + um pouco d ter carro, casa, filhos... compor músicas p/ banda... até p/ limpar a casa nesses tempos d pura correria, eu to sempre, o tempo td tomando atitudes! e sendo cobrada por tds os lados... até por kem se importa, mas cobra d uma forma q não vai acrescentar, na verdade, só desanimar ainda mais... até nisso eu tenho q definir minha postura em como agir e continuar levando minha vida!

cada um d nós é kem sabe as lutas q trava td dia! parece frase d caminhão, mas dp desse post GIGANTESCO (sorry about that!), eu posso usar um clichezinho, vai? hehe
só apoio q continuemos sonhando e correndo atrás de realização, s/ passar sobre ngm, só unindo forças, e se afastando d kem ker sugá-las d vc... e se tiver q abrir mão d um sonho.. bem, na verdade, eu digo q a gnt consegue "adaptar" os sonhos à realidade, né?! hehe e nós nos adaptamos tb... e no fim, os sonhos ficam possíveis e contagiantes, e isso é bem diferente d se conformar tb, q é qse como desistir, eu acho...

e agora chega! já contei um monte d coisas, já refletimos... deixa eu ir lá, q amanhã é feriado e a banda vai gravar!!!!!!
bjs e lembranças dos meus vizinhos aki, do cemitério... hehhehe (sério! vo desejar "feliz finados"?! não, né... hehehehe)

No comments:

Post a Comment